No dia 18 de janeiro comemora-se o Dia Internacional do Riso. E nesta data, o ditado popular “rir é o melhor remédio” torna-se muito mais que uma simples frase. Rir é, de fato, um dos melhores caminhos encontrados até o processo de cura de muitas doenças. Para especialistas holísticos, a terapia do riso é uma forte aliada na luta contra vários males, já que além de proporcionar uma sensação bastante agradável, o riso diminui o grau de estresse, aumenta a circulação sanguínea e melhora o desempenho sexual.

De acordo com esta terapia, quanto mais intensa for a gargalhada, maior será a produção de endorfinas, chamadas também de hormônios da felicidade. Especialistas afirmam que o riso envia ao cérebro um comando, por meio do hipotálamo, para que ele produza as endorfinas. Ainda segundo especialistas, o riso leva ao organismo uma sensação de tranquilidade orgânica, psíquica e emocional. Essa melhora no humor pode ser fundamental no seu dia-a-dia e funcionar, por exemplo, como gatilho para ter ânimo de começar uma dieta, ir à academia, ter disposição para o trabalho e até melhorar os relacionamentos.

Os benefícios da terapia do riso já foram comprovados por pesquisas internacionais. De acordo com um estudo feito com idosos e divulgado na publicação Geriatrics and Gerontology International, o riso reduziu a depressão nos pacientes estudados, além de ter melhorado a qualidade do sono e reduzido a insônia. Em outra pesquisa, realizada com pessoas que sofrem de dores crônicas, na Espanha, o riso foi responsável por reduzir as dores pelo período de 45 minutos.

Em muitos hospitais a presença de pessoas com o objetivo de amenizar a dor e melhorar o humor de pacientes já é considerada fundamental. Vários projetos em todo o mundo envolvem o riso como terapia. Um bom exemplo fica por conta dos famosos palhaços brasileiros, membros dos Doutores da Alegria, que levam o riso como forma de ajudar aos doentes e as suas famílias durante a internação.

É possível praticar o riso diariamente. Ria em frente a um espelho de 5 a 10 minutos e provoque a risada emitindo sons como ra-ra-ra, re-re-re, ri-ri-ri, ro-ro-ro, ru-ru-ru. Esta é uma prática cotidiana que pode ser feita na companhia de amigos. O que importa é sorrir e viver bem.


Fonte: suadieta

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.